O
Secretário Geral da OJM, Constantino André, procedeu, hoje 22 de Novembro, na Cidade de Matola, Província de Maputo, com o lançamento da Semana Comemorativa dos 48 anos da criação da OJM, reforçando o apelo para uma Organização cada vez mais Proactiva, Disciplinada e Comprometida com a Agenda e Interesses da Juventude, no País.
Com a honrosa presença do Cda Gonçalves Jemusse, Secretário do CC Para Mobilização, Trabalho Ideológico e Organizações Sociais da FRELIMO junto dos Cdas Carlos Jaime Zavala, Primeiro Secretário da FRELIMO na Província de Maputo e Júlio Parruque, Presidente do Conselho Municipal de Matola.
Constantino André destacou que a OJM deve continuar a ser um espaço de formação ideológica, mobilização e de promoção da unidade nacional, capaz de responder aos desafios contemporâneos, consolidando os valores defendidos pela FRELIMO. Sublinhou ainda que a juventude tem a responsabilidade histórica de preservar as conquistas alcançadas e de assumir um papel activo na promoção do desenvolvimento económico e social.
Sob o lema “OJM, 48 anos preservando a nossa história, defendendo a Pátria e promovendo a Independência Económica”, o SG da OJM reiterou que o fortalecimento da organização passa pela participação consciente de cada jovens, no processo de edificação de Moçambique, rumo a Independência Económica do País.
Várias actividades irão ter lugar durante a semana comemorativa dos 48 anos, com destaque para: Concursos de Bolsas de Estudo, Campeonatos desportivos (JOTA CHAPO-CHAPO), Realização de Concurso de Cânticos Corais (JOTA GOSPEL), Almoços Solidários com Crianças e famílias vulneráveis, Visitas as Igrejas e Mercados, Lareiras, Campanhas de Angariação de novos Membros, Roadshows, Concursos culturais: música, dança, poesia, teatro, artes visuais e jogos tradicionais, Campanhas de Sensibilização Rodoviária, Jornada de limpeza, Entrega de Enxoval ao Primeiro Bebê do Dia, Marcha Comemorativa alusiva aos 48 anos da OJM, Feira de Saúde, Gastronomia e de Empreendedorismo, Showmicio: com músicos locais, concursos de dança e poesia, entre outras acções de grande impacto.
De salientar, que este ano, a Província de Tete, acolherá as Cerimónias Centrais de Comemoração dos 48 anos da OJM, no dia 29 de Novembro.
OJM - 48 anos Preservando a Nossa História, Defendendo a Pátria e Promovendo a Independência Económica

